Olá, a nossa entrevistada de hoje é a Tatiana de 34 anos moradora de Marica- RJ.
- Quais foram os primeiros sintomas?
Meus primeiros sintomas se confundiram com os sintomas da sinusite e fiquei durante 5 meses me tratando com antibióticos. Porém a dor de cabeça foi aumentando e foi ocorrendo perda visual. Como a dor era muito forte elevou a minha pressão arterial aí foi graças a elevação da pressão arterial que fui parar na emergência e logo encaminhada ao neuro que fez o diagnóstico e iniciou o tratamento.
2. O que fez você procurar um médico?
A dor de cabeça insuportável me levou para a emergência de um hospital municipal da minha cidade, a minha pressão arterial estava alta, eles me medicaram e me liberaram. No dia seguinte a mesma coisa aí então meu marido resolveu me levar ao Hospital da Polícia Militar. Chegando lá logo me encaminharam ao neuro e fizeram o diagnóstico.
3. Há quanto tempo você descobriu a doença?
6 meses
4. Qual foi sua reação ao descobri o Pseudotumor Cerebral?
No primeiro momento eu não entendi direito. Só entendi a palavra tumor cerebral saindo da boca do neuro e da oftalmo juntos no consultório e fiquei me segurando para não me descontrolar. Quando saí do consultório já saí chorando muito e perdida sem saber o que fazer. Briguei com Deus. Briguei com o mundo e só queria saber porque eu. Comecei a procurar informações na internet sobre o que era e encontrei coisas horríveis que me assustaram bastante até que achei um grupo no facebook então comecei a entender a doença e a lidar melhor com ela
5. Demoraram a te diagnosticar com HII?
Não, foi muito rápido o diagnóstico.
6. Como foi sua punção lombar? Quantas você fez?
Não fiz punção lombar.
7. Quais sintomas foram percebidos a longo prazo?
A perda visual, a perda de memória de curto prazo porém a segunda não sei se da para atribuir a doença ou aos medicamentos que faço uso.
8. Você está acima do peso?
Sim.
9. Qual está sendo seu tratamento?
Tomo 4 comprimidos de diamox por dia e 100mg de topiramato além de um programa de redução de peso. Já emagreci um total de 22kg.
10. Qual o principal sintoma que te incomoda na HII?
Atualmente são os visuais (embaçamento da visão e visão dupla) além de uma vertigem estranha que sinto. Quase não sinto dor pois consegui controlar a dor com medicação.
11. O que mudou na sua vida depois que descobriu a doença?
TUDO. Tudo mudou. Me emociona até falar porque ao passo que foi horrível descobrir uma doença que aparentemente não tem cura por outro lado aprendi a dar valor a coisas que antes eu não dava. Aprendi a viver o hoje, a ser feliz agora porque amanhã não sei se acordo com dor se vou ter que ir na emergência. Aprendi que o amanhã pertence mesmo a Deus. Minha vida virou de cabeça para baixo.
12. Deixe uma mensagem de apoio para as pessoas que receberam recentemente o diagnóstico:
Acredite em Deus. Leia muito mas não se apavore existem casos e casos. Confie no seu médico, eu confio no meu de olhos fechados. Procure apoio com pessoas que tenham a doença só elas irão te entender. Por mais que pareça ser o fim do mundo pode acreditar, não é. A doença pode ser controlada o começo é muito difícil mesmo porém depois o organismo acostuma com a medicação e tudo fica bem. Dias melhores virão. A melhor dica é sempre: Confie no seu médico.
Essa foi mais uma das entrevistas com mais uma guerreira da Hipertensão Intracraniana, agora as entrevistas vão ser uma por semana para que seja mais frequente esse conhecimento. Obrigada pela entrevista Tatiana.
Parabéns minha linda, pela sua força de vontade e esforço para controlar esta doença. Estamos junto nessa. Um beijo em seu coração. Jacqueline Guerra
ResponderExcluir